Vamos falar de Fibras Alimentares?

Você já ouviu falar ou sabe o que é fibras alimentares? O médico ou a nutricionista já te disse que precisa consumir mais fibras na sua alimentação? Você sabe para que as fibras alimentares servem? Hoje vou explicar para o que serve as fibras alimentares.

  • Fibra Dietética: Carboidrato e lignina que não são digeridos pelo intestino que estão intactos nas plantas.
  • Fibra Funcional: É o isolamento do carboidrato que não são digeríveis, mas com efeito benéfico no organismo humano.

A fibra pode ser classificada por sua solubilidade.
Como assim?
Pode ser solúvel ou insolúvel.

Calma que vou explicar!

  • Fibra solúvel: Composta por substancia pécticas (presentes nas plantas), gomas, hemiceluloses e betaglucagonas, ou seja, ela atua no metabolismo (principalmente no intestino), reduzindo a absorção de carboidratos e lipídios proveniente da dieta.
Sua função no organismo:

possui a capacidade de retenção de água, formando géis em soluções aquosas. Aumentam a viscosidade do bolo alimentar, retardando/reduzindo o esvaziamento gástrico. São mais fermentáveis que as fibras insolúveis.

Fontes alimentares:

Frutas e verduras (em menores quantidades, principalmente a pectina), suplementos de fibras solúveis (psyllium, inulina, gomas), aveia (beta-glucana) boa fonte de fibra insolúvel.

  • Fibra insolúvel: Composto por celulose, lignina e pela maioria da hemiceluloses, acelere o tempo de trânsito intestinal, auxiliando na prevenção de doenças do trato gastrointestinal e aumentar a saciedade, fazendo com que reduza a ingestão calórica.
Sua função no organismo:

São formadoras de volume fecal, produzindo fezes macias, acelera o esvaziamento gástrico, é levemente fermentável no cólon.

Fontes alimentares:

Cereais como grãos integrais (cevada, farinha integrais) arroz e o centeio.

LEMBRE-SE!!!

Além de consumir as fibras na alimentação é MUITO IMPORTANDE ter uma boa ingestão Hídrica (preferência ÁGUA) adequada, para que a sua função intestinal seja adequado e faça coco bonito!

Gostou do conteúdo?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima